
complianceempresaEmpresa fortalecida
Conforme conceituação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a governança corporativa envolve um conjunto de relacionamentos entre a gerência, o conselho, os acionistas e as partes interessadas de uma empresa.
A governança corporativa fornece a estrutura e os sistemas pelos quais a empresa é dirigida e seus objetivos são definidos, e, também, atua para determinar os meios para atingir esses objetivos.
Assim, a governança corporativa trata da maneira pela qual os fornecedores de financiamento para as corporações se asseguram de obter o retorno de seus investimentos.
São elementos da governança corporativa:
– Códigos técnicos (cultura de legalidade e da normatividade);
– Códigos éticos (ética empresarial);
– Avaliação de risco;
– Controle interno;
– Certificação de padrões de qualidade (normas ISO, IEC, etc.)
Enquanto a governança atua na estrutura de controle e supervisão da organização, definindo papéis, responsabilidades e processos de tomada de decisão, o compliance avalia, mapeia e mitiga riscos decorrentes da atividade empresarial, garantindo que as atividades da organização estejam em conformidade com as exigências regulatórias e monitorando o cumprimento dos princípios estabelecidos pela governança.
Uma empresa com processos estruturados é mais eficiente.
Você concorda com isso?