
ConsumidorDireito civilDireito do consumidorDireito PenalLGPDProteção de dadosDicas para se prevenir contra golpes e fraudes virtuais
– Confira o(a) remetente dos e-mails e não acesse páginas suspeitas, com endereços curtos ou com erros de digitação;
– Clique em links enviados apenas por pessoas conhecidas. E não custa perguntar a ela se o site do link é confiável, antes de clicar!
– Não clique em links recebidos por e-mail, WhatsApp, redes sociais ou por mensagens de SMS que direcionam o(a) usuário(a) a um suposto cadastro da chave do Pix;
– Cadastre chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como o aplicativo bancário, internet banking, agências ou através de contato feito pelo(a) cliente com a central de atendimento;
– Não compartilhe chaves e códigos de confirmação com terceiros ou aplicativos suspeitos;
– Fique atento(a) a ligações ou mensagens oferecendo descontos absurdos, produtos ou experiências grátis em troca de informações pessoais, ou pesquisas que ao final solicitam que você informe um código de verificação: pode ser golpe!
– Ative a verificação em duas etapas no WhatsApp e demais aplicativos que ofereçam essa opção;
– Antes de realizar uma compra virtual, verifique se o site é seguro (cadeado que fica à esquerda do endereço do website), busque avaliações de clientes em sites como o ReclameAqui e também procure em mecanismos de pesquisas (como o Google) se há ações contra essa empresa ou relatos de golpe associados a ela;
– SEMPRE desconfie de solicitações de dados pessoais feitas em meios diversos dos canais de atendimento oficiais da empresa com a qual você tenha alguma relação, como por meio de e-mail, WhatsApp ou redes sociais;
– Se alguém enviar mensagens solicitando dinheiro, ao menos ligue a essa pessoa para confirmar a identidade, e verifique se a conta destinatária é de titularidade dela! O ideal seria encontrá-la pessoalmente e conversar sobre qual seria a necessidade e o valor, mas, infelizmente, nem sempre isso é possível.