CriminalDireito PenalGolpe do motoboy

29 de novembro de 2021por Sylvia Cristina0
Munido(a) com informações pessoais, como nome completo, RG, CPF, o número e a bandeira do cartão de crédito, o(a) golpista telefona ao(à) cliente do banco ou da empresa do cartão, se passando por funcionário(a), alegando que foram realizadas transações suspeitas com aquele cartão, citando compras nunca realizadas.
Quando o(a) cliente confirma nunca ter feito aquelas compras, o(a) funcionário(a) informa que o cartão foi fraudado, e por essa razão deverá ser imediatamente cancelado. Aí, podemos ter 2 cenários:
No primeiro, o(a) pretenso(a) funcionário(a) orienta a vítima a digitar alguns dados no telefone, dentre eles a senha do cartão, e solicita ao(à) cliente que corte o cartão ao meio e entregue ao motoboy que buscará o objeto na própria residência ou em outro local indicado pela empresa, para segurança da operação e eventual perícia do cartão supostamente fraudado. Com os dados pessoais em mão, a senha e o cartão cortado, os(as) estelionatários(as) fazem diversas compras em nome da vítima.
No segundo cenário, a vítima é orientada a ligar à central de atendimento do banco para cancelar o cartão. Assustada, a vítima imediatamente faz isso, e aí entra a parte tecnológica do golpe: a ligação é interceptada pelos(as) golpistas e redirecionada a um call center falso, similar ao utilizado pela instituição financeira real.
Assim, quando a vítima digita a senha do cartão no teclado do telefone, um software intercepta os números digitados. Ao selecionar a opção “falar com um atendente”, a vítima é atendida por outro(a) estelionatário(a), que confirma a informação de que o cartão foi fraudado e que realizará o seu cancelamento. Para contribuir com a investigação que o banco conduzirá em parceria com as autoridades públicas, o(a) cliente deverá entregar o cartão de crédito a um portador (motoboy) especificamente designado pelo banco.
Por isso, fique atento(a): os bancos não enviam alguém para buscar seu cartão na sua residência! Se você receber alguma ligação informando que seu cartão foi fraudado, contate a instituição financeira pelo canal oficial e utilizando aparelho telefônico diverso do qual você recebeu a ligação, ou procure a agência mais próxima.

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Sylvia Cristina

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